A família D´Agosto tem motivos para olhar com confiança e esperança para mais um novo ano.
O crescimento desportivo do nosso glorioso Clube para além de ser aferido pelos resultados desportivos, em particular do futebol, é também de elementar justiça abordar os projectos que continuamos a dar corpo após a nossa reeleição para mais um mandato.Também é justo destacar o apoio da nossa grande e fiel massa associativa, que tem estado sempre presente neste percurso exigente, porém apaixonante e recompensador.
A nossa trajectória enquanto precursores do fomento e desenvolvimento do desporto nacional obriga-nos a olhar com orgulho para este ousado projecto que começou a quase 40 anos.
Hoje, o 1º de Agosto é um clube forte, ganhador e sempre ambicioso, reforçado este ano pela reconquista, 10 anos depois, do 10º título de campeão nacional de futebol, a nossa modalidade rainha.
Este foi um momento marcante no âmbito do programa desportivo, já que podemos finalmente colocar um ponto final a ansiedade e angústia de uma geração de sócios e adeptos que sofreram durante vários anos devido a ausência do título nacional.
Este facto funcionou como uma espécie de catarse para o ego e a paixão clubística da massa associativa, técnicos e dirigentes, que sempre acreditaram na sua reconquista.
Nas outras modalidades as performances e títulos que vimos conquistando, são motivo de reconhecimento nacional e internacional, particularmente no nosso continente, sendo por mérito próprio considerado o Maior Clube Angolano, tendo em conta o nº de títulos conquistados, modalidades que movimenta, quantidade de praticantes nos vários escalões etários em ambos sexos, e número de sócios e adeptos em todo o País e no Exterior.
Os títulos conquistados, com destaque para a super taça Babacar Fall, taça das taças (Maio 2016-Marrocos) e tri campeã Africana em andebol feminino (Outubro 2016-Burkina Faso) confirmaram a nova hegemonia continental nesta classe.
A nível nacional destacamos as conquistas dos Títulos Nacionais, de Basquetebol em seniores masculinos (Julho 2016), Andebol seniores femininos e masculinos (junho 2016).
Nas outras modalidades que conformam o Ecletismo do Clube realçamos a consagração da natação em todas as categorias, hóquei em patins e karaté dó em seniores masculinos, e atletismo em ambos os sexos.
Todas estas conquistas confirmam a pujança e tradição ganhadora do Clube; a todos o nosso muito obrigado pela entrega, dedicação, amor e fervor que demonstraram em defesa das cores e símbolos da Instituição.
O reconhecimento oficial do Clube, em "Diário da República" como Instituição de Utilidade Pública o ano passado, continua a ser um momento marcante para os objectivos do Clube, já que se trata de um Instrumento Jurídico muito importante, que habilita o Clube a ter a titularidade do seu próprio património, ou seja ter bens de capital, que lhe possibilitam o acesso a financiamento para os diversos investimentos em curso.
A análise do estado de desenvolvimento das modalidades, das infra-estruturas e da administração do clube nos últimos anos, permitiu-nos elaborar um projecto prático, exequível e sustentável, pois a nossa génese e história recomenda-nos a não privilegiar o sucesso efémero, mas sim a consolidação de um crescimento sustentado que seja uma referência do desporto nacional.
Para o efeito é importante destacar as infraestruturas erguidas, como os campos e áreas de apoio para o futebol de formação localizada na àrea dos Quarteis do Exército, nomeadamente os campos Daniel Ndunguidi e Nicola Berardinelli, os campos de treino para o andebol e o internato 4 de Abril.
Na sede do Clube, situado no Rio Seco-Maianga foi construido o novo pavilhão Jean Jacques destinado ao basquetebol e voleibol, a piscina Nádia Cruz e o ginásio.
No âmbito das infraestruturas não é demais recordar a existência e funcionamento de empreendimentos construídos para diversificar as fontes de rendimento do Clube, como os salões de eventos do antigo Clube dos Caçadores e Restaurante Piscina no nosso complexo desportivo do Miramar.
Temos também um ambicioso projecto turístico e hoteleiro, apresentado ao público e órgãos de comunicação, denominado "Marina General Rui de Matos" localizado na zona do embarcadouro à ilha paradisíaca do Mussulo.
Na área do antigo regimento de transmissões na Zona dos bairros Mártires de Kifangondo e Cassequel está a emergir a imponente Cidade Desportiva, em que destacamos:
O Internato Principal da Academia com capacidade para cerca de 150 atletas de diversas modalidades; um espaço projectado para o colégio destinado a formação académica dos jovens praticantes.
O pavilhão Multiusos, com lotação estimada de 3.000 espectadores está em fase de acabamento.
O estádio de futebol General França Ndalu (para cerca de 20.000 lugares) é certamente a obra mais emblemática, aguardada e desejada pela massa associativa, e que certamente orgulhará a Nação Agostina. Actualmente procede-se a construção das áreas de serviços adjacentes, assim como o segundo anel.
Nas áreas envolventes aos internatos e pavilhão Multiusos, foram feitos arruamentos, jardinagem, plantação de árvores e iluminação dos espaços exteriores, que conferem ao local um ambiente atractivo, belo e harmonioso.
A primeira fase do projecto ficará completa com a construção da piscina olímpica, campos de ténis e o complexo residencial. As obras independentemente dos constrangimentos financeiros que o País experimenta, estão a obedecer em termos gerais ao plano previamente estabelecido pela Direção.
Para rentabilizar a utilização dessas infraestruturas, contratamos técnicos qualificados e com experiência comprovada em termos de organização administrativa e gestão de pessoal com o objectivo de a médio prazo apresentar atletas bem formados a nível desportivo, académico e humano.
Também não podemos deixar de referir a actualização permanente de métodos e modelos de gestão administrativa das distintas áreas, adaptando as capacidades intelectuais e técnicas do pessoal as exigências tecnológicas dos tempos modernos.
Para o efeito adoptamos um modelo de formação permanente, por via de cursos, seminários e conferências com o objectivo de conferir aos nossos gestores e treinadores capacidades de gestão e liderança de grupos.
A Filantropia e a solidariedade constituem um marco de identidade do Clube. Neste âmbito foram realizadas campanhas e visitas a diversas instituições, entre as quais destacamos:
Campanha publicitária contra a febre amarela e doação de sangue e medicamentos no hospital dos Cajueiros por parte de atletas consagrados; visita de atletas dos escalões de formação de distintas modalidades ao lar de idosos e da infância; participação das nossas crianças nas festas de Natal dos idosos, e no Palácio Presidencial.
Estes actos e momentos serviram aos atletas, técnicos, funcionários e dirigentes partilhar com outras pessoas valores morais e humanos como o amor, a amizade, a generosidade e a fraternidade.
O projecto de angariamento de novos sócios em curso, visa aumentar os mais de 100 mil militares e trabalhadores civis do MINDEF e das Forças Armadas. Neste momento realiza-se a campanha de captação de sócios da Caixa de Segurança Social das FAA, enquadrado no amplo programa que visa atingir no mínimo 300 mil sócios efectivos.
Hoje em dia os fãs são uma parte muito importante para o sucesso das Instituições; neste âmbito algumas iniciativas têm sido dadas no sentido de aproximar e interagir com a nossa grande e apaixonada massa associativa, procurando envolvê-los em momentos de conquistas e êxitos do clube, nomeadamente presença aos jogos, reuniões, encontros e outros actos de promoção e exaltação do fervor Agostino.
Os nossos sócios devem ter uma identidade e orgulho próprios já que pertencem a maior massa de adeptos do País, devendo primar sempre pelo civismo, educação, bom comportamento “fair play” e exaltação dos valores, tradição e mística do Grande D´Agosto, dentro e fora dos recintos desportivos.
Porém dificilmente seremos bem sucedidos se não trabalharmos em equipa, partilhando ideias, iniciativas e projectos, pelo que é justo e inevitável agradecer em primeiro lugar o Chefe do EMG e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube, General do Exército Geraldo Sachipengo Nunda, aos órgãos sociais, dirigentes, treinadores, atletas, funcionários e patrocinadores que contribuíram, e continuam a contribuir com o seu esforço e profissionalismo, para o crescimento e desenvolvimento do D'Agosto.
Neste ano de 2017, o Meu principal desejo é que todos possam melhorar as suas habilidades e desempenho pessoal e colectivo nas suas áreas de actuação, com o objectivo de contiuarmos a consolidar com rigor e sustentabilidade a orientação que nos foi dada aquando da fundação, que é o de tornar o 1º de Agosto o maior Clube de Angola e um dos melhores de África.
Finalmente reitero a todos, votos de muita saúde, estabilidade e harmonia a nível pessoal e familiar e sucesso nas vossas actividades profissionais.
D’AGOSTO FORÇA!!
D’AGOSTO SEMPRE!!
MUITO OBRIGADO
Carlos Hendrick
*** General ***