Depois de um resultado menos positivo, na Zâmbia, em casa do RED ARROWS, surgiram algumas nuvens sombrias no horizonte rubro-negro e o jogo com o arquirrival Petro de Luanda era encarado com apreensão e desconfiança.
Apraz-nos, pois, sublinhar a boa atitude competitiva demonstrada pela nossa briosa equipa, que mostrou enorme querer, determinação, confiança e comprometimento colectivo.
Num derby vivo, bem disputado e que teve todos os ingredientes próprios dos clássicos (luta, emoção, polémica, alternância, incerteza), o D'AGOSTO soube contornar as dificuldades que enfrentou, antes e durante a partida, com destaque para a forma como reagiu à procura do empate, alcançado na ponta final. É lógico que desejávamos os três pontos, mas a divisão de pontos acabou por ser aceitável, até pelas incidências do desafio.
De sublinhar a prestação dos jovens Hossi, Aldomiro, Bito e Zine, todos titulares, que corresponderam positivamente à aposta do técnico e às exigências de um teste de fogo diante de um poderoso adversário.
A postura da equipa e a qualidade do futebol que praticou, em muitos períodos do jogo, foram sinais encorajadores que reforçam a confiança para o decisivo embate deste domingo, com o RED ARROWS, a contar para a 2ª mão da segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça CAF.
A tarefa não será fácil, porque temos de ganhar, no mínimo, por dois golos de diferença para recuperar da desvantagem trazida da Zâmbia, onde perdemos por 0-1. Mas é preciso acreditar, lutar até à última gota de suor e manter a concentração, rigor e disciplina táctica que nos conduzam à desejada vitória.
O apuramento para a fase de grupos da Taça CAF, um dos objectivos definidos para esta época, é fundamental para o prestígio continental do 1.° de Agosto e assume papel relevante para o equilíbrio emocional e desempenho competitivo da equipa nas competições internas. Temos de evitar a repetição do falhanço da temporada passada em que fomos afastados, em condições surrealistas, da continuidade nas Afrotaças.
Não há outro discurso... Ganhar e seguir em frente, rumo aos playoffs, tem de ser o único pensamento do grupo de trabalho. O adversário está ao nosso alcance mas precisamos de ser mais eficazes no processo defensivo (não se podem sofrer golos como os consentidos no derby de 4F..) e mais assertivos na zona de criação e finalização. Defender melhor para atacar melhor é a receita indicada para vergar os zambianos... Temos de ser uma equipa coesa, compacta, pressionante, agressiva na reacção à perda de bola, potenciando a rápida transição ofensiva (o lance do primeiro golo contra o Petro de Luanda é um excelente paradigma), com mais eficiência na posse e circulação de bola e maior eficácia no momento de rematar à baliza contrária.
Fica o apelo aos nossos sócios e adeptos para marcarem presença nas bancadas do Estádio 11 de Novembro e apoiarem o D'AGOSTO do primeiro ao último minuto. Não importa quem joga ou deveria jogar, na opinião de cada um de nós... A nossa EQUIPA tem de ser a que for escalada por Srdjan Vasiljevic para entrar em campo e defender a honra e orgulho do glorioso 1.° de Agosto. Temos de apoiar, incentivar e transmitir força e energia aos nossos jogadores... A equipa precisa de todos e o verdadeiro agostino tem o dever de responder: PRESENTE.
Juntos seremos mais fortes.
Jogo a jogo até à vitória final.
D'AGOSTO FORÇA!!!
D'AGOSTO SEMPRE!!!