No futebol, é comum dizer-se que "os ataques ganham jogos e as desfesas ganham campeonatos"... Quando acaba a partida, o resultado final é que fica na memória dos adeptos... Os experts podem exaltar a qualidade do futebol praticado, por esta ou aquela equipa, mas, no fundo, o mais importante é ganhar...
O jogo no Luena, frente ao Bravos do Maquis, ilustra bem essa situação. O D'AGOSTO jogou bom futebol, teve o controlo da partida, com boa posse e circulação de bola, criou chances de golo... mas acabou por desperdiçar dois preciosos pontos devido à sua gritante ineficácia na zona de finalização. Fomos perdulários, mais uma vez, e isso reflectiu-se no indesejado empate a zero.
Chegou o dia do clássico dos clássicos, o sempre ansiado desafio com o Petro de Luanda. Não é decisivo, seja qual for o resultado, mas poderá ser determinante na caminhada até ao objectivo final. Estes jogos valem mais do que três pontos... pela rivalidade entre os dois clubes e pelo impacto psicológico que poderá advir para o vencedor e para o vencido.
É o derby dos derbies... Os jogadores estão automotivados e com firme vontade de vencer.
Os petrolíferos, que ocupam o 2.° lugar, com os mesmos pontos que o D'AGOSTO, têm o registo de 23JGS / 16V 3E 4D / 39GM - 16GS / 74% EFICÁCIA. Na condição de visitados (em casa), têm 11JGS / 10V / 1E / 0D / 24GM - 4GS / 94% EFICÁCIA e somam seis vitórias consecutivas no GIRABOLA.
No entanto, o confronto directo, nas épocas mais recentes, tem sido mais favorável aos rubro-negros. Com efeito, nas últimas 5 (cinco) temporadas, como visitante, o D’AGOSTO regista 2V 2E 1D / 4GM - 2GS / 53% EFICÁCIA...Mais: nas últimas dez visitas aos tricolores, o 1.° DE AGOSTO soma 5V 2E 3D / 10GM - 7GS / 57% EFICÁCIA.
Nos clássicos não há vencedores antecipados...Frequentemente, assiste-se à superação da equipa que aparenta estar menos forte, que acaba por contrariar os prognósticos e alcançar a vitória.
Confiamos na capacidade, determinação e empenho dos nossos briosos futebolistas, que têm argumentos técnicos e tácticos suficientes para vergarem o nosso arquirrival e principal concorrente na luta pelo título.
A nação agostina está de corpo e alma com a nossa equipa, numa corrente de fé e confiança. Estamos irmanados num grito de esperança e convicção que a vitória será do Glorioso. Contamos convosco, bravos rapazes.
Jogo a jogo... até à vitória final.
D'AGOSTO FORÇA!!!
D'AGOSTO SEMPRE!!!