Novembro 22, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

D´Agosto apresenta plantel para 2012 Incluindo os novos reforços

O 1º de Agosto apresenta esta quarta feira dia 11 de Janeiro o plantel para a temporada futebolística 2012.

Quanto as entradas o nome mais sonante é de Capuco ex Interclube onde foi uma das figuras notáveis nas afro taças a ponto de ter sido dos mais cobiçados pelos clubes adversários já que chegou a ser inclusive abordado pelo MC Alger, da Argélia.

A rapidez e drible dotam Capuco das qualidades que Romeu muito aprecia nos jogadores alargando as opções para as alas que o treinador quer muito explorar para além privilegiar também o jogo interior.

Capuco, jogador angolano que após vários anos em Portugal regressou a Angola pela porta do Interclube é o nome mais sonante nas contratações do 1º de Agosto para esta temporada.

Outros rostos novos são Tchitchi (Benfica de Luanda), Sidney (Académica do Soyo), Nublú (ASA), Paizo (Norberto de Castro), N´Dieu (1º de Maio de Benguela), Danilson Traça (Ecija Balompie de Espanha), Lito (Recreativo do Libolo),

Tradição congolesa

A história dos jogadores estrangeiros no 1º esteve sempre ligada ao Congo ou de angolanos descendentes de congoleses ou que tivessem vivido muitos anos naquele país vizinho.

Longe vão os tempos do António Mavuba, pai do actual capitão do Lille de França Rio Mavuba passando por Lucau ou N’Silulu são vários os jogadores congoleses que já brilharam no 1º de Agosto.

Foi a pensar nisso que o novo treinador Romeu Filemon incumbiu a Zola e Filipe Nzanza, dois bons conhecedores do respectivo mercado e o resultado não podia ser outro.

Ali defesa central (Vita clube de Kinshasa), Ebongo (F.C.ACToner), Ruffin (Espatack A.Jeb) e Tutona                  (ICE Fafana), avançado de 20 anos terceiro melhor marcador do campeonato congolês de 2011 com 19 golos.

A cedência dos estrangeiros James Sangala do Malawi e o cabo verdiano Tavares “Tom”a título de empréstimo ao Benfica.

Para isso Romeu Filemon não vacilou e confiou poderes a Zola que foi seu capitão de equipa no Sonangol do Namibe e Benfica do Lubango e que está no limiar da carreira de treinador e Filipe Nzanza ex capitão militar, presentemente nas camadas de formação e que profundos conhecedores do futebol congolês.

E o resultado não podia ser outro, um defesa central Abengeya ex Vita Clube de Kinshasa ex colega de Daniel Mpele Mpele.

É o único das quatro caras novas que já esteve numa pré selecção do Congo, mas são todos jovens talentosos que diz que os conhece reúnem as qualidades que Romeu aprecia nos jogadores.

Os outros são os médios Ruphino Boyange e Ruphino Motshumba que apesar da coincidência de nomes o que têm em comum é a grande cultura táctica e vontade de triunfar na aventura no futebol angolano, após uma passagem pelo Iémen para o caso de Boyange.

O quarto é um avançado, Mawiya que foi o terceiro melhor marcador do campeonato congolês no ano com 19 golos.

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quarta, 11 Janeiro 2012 10:11