Novembro 24, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

36º Aniversário: Orgulho Clubístico nas comemorações do aniversário do clube

By Waldemar dos Santos Agosto 01, 2013 1707

IMG 2702

A Família D´AGOSTO comemorou com pompa e circunstância o 36º aniversário da sua fundação (1 de Agosto 1977 - 1 de Agosto de 2013).

Fundado por iniciativa de altas figuras das Forças Armadas na época, o clube soube manter durante estes anos a sua pujança e mística, adequando-se em cada etapa as mudanças e desenvolvimento do País; por este facto é com orgulho que somos justamente considerados o maior clube angolano, se pretendermos  ter como aferição a quantidade de praticantes e de modalidades que movimenta.

No acto da comemoração realizadas hoje na sede do CODEMN, varias atividades, foram realizadas, começando pelas inaugurações dos pavilhões, que foram batizados com os nomes de Vitorino Cunha, até aqui conhecido como pavilhão do Rio Seco, bem como o pavilhão de apoio, erguido igualmente no mesmo recinto com o nome de Jean Jacques, uma homenagem ao maior expoente do basquetebol nacional e internacional.

Numa cerimónia orientada pelo presidente do clube, General Carlos Hendrick, presenciado pelo Chefe do Estado-Maior-General das FAA e também Presidente da mesa da assembleia geral do clube, Geraldo Sachipengo Nunda e o Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, convidados, atletas e adeptos que contribuiram para a grandiosidade do evento; as duas figuras do desporto, foram conduzidas aos recintos com os seus respectivos nomes.

IMG 2628-001

O Sr. General Carlos Hendrick nos seus discursos louvou os percursores e fundadores do clube e fez uma avaliação dos projectos e programas em execução, com destaque para as infraestruturas, formação de atletas, captação de sócios para o aumento de receitas próprias, pedindo para o efeito o engajamento de todos no sentido de se valorizar a marca e explorar as oportunidades que o nome do Clube granjeia junto da sociedade e dos cidadaos.

Com a atribuição dos seus nomes dos lendários Victorino Cunha e Jean Jacques aos pavilhões de basquetebol e multiuso, os antigos treinador e jogador do D`AGOSTO, viram os seus nomes eternizados na história do clube, num acto realizado durante a comemoração do 36º aniversário do Glorioso D`AGOSTO.

O pavilhão já com o nome Victorino Cunha, alberga cerca de 980 lugares, enquanto que o novo pavilhão multiuso “Jean Jacques” com 100 lugares.

Professor Victorino Cunha, foi antigo jogador do Benfica de Luanda, Associação Académica de Moçambique e CDUAN; no seu palmarés consta a conquista como técnico, três dos dez títulos africanos de basquetebol sénior masculino de Angola; A frente do 1º de Agosto venceu sete campeonatos nacionais e três taças de Angola.

Por outro lado, Jean Jacques Nzadi da Conceição (2,02 cm de altura), praticou basquetebol entre 1982 e 2003; Iniciando a sua carreira pelo 1º de Agosto, passando depois pelo Benfica de Portugal, Unicaja Málaga da Espanha, Limoges de França e Portugal Telecom.

No seu palmarés consta ainda a conquista pela selecção nacional sete Afrobasket’s, designadamente: 1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001 e 2003.

Jean Jacques representou também a selecção nacional nos campeonatos do mundo de 1986, 1990 e 1994 e nos Jogos Olímpicos de 1992.

BEM HAJA!!

D`AGOSTO FORÇA!!

D`AGOSTO SEMPRE!!

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Terça, 06 Agosto 2013 18:13