Abril 30, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 806

JOGO A JOGO... (Opinião)

Embalada pela meritória e convincente vitória alcançada no tradicionalmente difícil campo do Santa Rita de Cássia, no Uíge, o 1.° de Agosto inicia este domingo um ciclo muito exigente de jogos, num curto espaço temporal.

 

Antes de projectarmos a próxima jornada, cumpre-nos esclarecer algumas atoardas que, de forma intencional e pejorativa, têm sido publicamente proferidas por quem deseja confundir e desinformar os adeptos e amantes do futebol.

 

Com efeito, há por aí muita especulação e falta de informação a respeito do elevado número de jogos que o D'AGOSTO tem em atraso... Importa esclarecer, antes do mais, que a calendarização dos jogos é da exclusiva competência da FAF, e que não cabe ao 1.° de Agosto, ou a qualquer outro clube, o direito de arbitrariamente decidir quando quer ou não quer jogar... Mas há razões objectivas que ajudam a explicar os oito jogos em atraso da nossa equipa, que só por manifesta má vontade ou falta de rigor têm sido escamoteadas pelos arautos da maledicência. Vejamos:

 

- 23/12/2020: KAIZER CHIEFS - 1.° DE AGOSTO, para a 1.º mão da primeira ronda de acesso à fase de grupos da CAF CL.

- 29/12/2020: INTERCLUBE - 1.º DE AGOSTO (1.ª jornada do GIRABOLA).

- O jogo da 2.ª jornada, com o CUANDO CUBANGO, agendado para o dia 3/01/2021 foi regularmente adiado por força da nossa presença nas AFROTAÇAS. 

- 5/01/2021: 1.° DE AGOSTO - KAIZER CHIEFS, para a 2.ª  mão da primeira ronda de acesso à fase de grupos da CAF CL.

 

Após este jogo, por determinação das nossas entidades sanitárias, a equipa do 1.° DE AGOSTO ficou em quarentena institucional, com proibição de treinar e / ou competir

- Por motivos óbvios e devidamente fundamentados, inerentes à recuperação dos índices físico-atléticos dos jogadores, depois da alta concedida pelo MINSA, a nossa equipa cumpriu um período de 15 dias de preparação pré-retoma da alta competição.

 

Em função disso, tiveram de ser adiadas as partidas com o WILIETE (3.ª jornada, DESPORTIVO DA HUÍLA (4.ª jornada), RECREATIVO DA CÁALA (5.ª jornada), SAGRADA ESPERANÇA (6.ª jornada) e PROGRESSO DO SAMBIZANGA (7.ª jornada).

- 7/02/2021: 1.° DE AGOSTO - PETRO LUANDA, (9.ª jornada).

- 10/02/2021: 1.° DE AGOSTO - BRAVOS MAQUIS (8 jornada).

- Adiado o jogo RECREATIVO LIBOLO - 1.° DE AGOSTO (10° jornada), previsto para 13/02/202, face à nossa participação na TAÇA CAF.

- 14/02/2021: Estava agendado o jogo 1.° DE AGOSTO - NAMUNGO FC para a 1.ª mão do playoff de acesso à fase de grupos da CAF CC, que não foi realizado por imposição das entidades sanitárias nacionais.

- 17/02/2021: 1.° DE AGOSTO - ACADÉMICA LOBITO (11.ª jornada).

- 21/02/2021: 1.° DE AGOSTO - NAMUNGO, disputado na Tanzânia por determinação da CAF.

- Adiado o jogo BAIXA KASSANGE - 1.° DE AGOSTO (12.ª jornada), agendado para 21/02/2021, devido à nossa participação na TAÇA CAF.

- 1/03/2021: 1.° DE AGOSTO - SPORTING CABINDA (13.ª jornada).

- 7/03/2021: SANTA RITA - 1.° DE AGOSTO (14 jornada).

 

Como foi sobejamente noticiado, o 1.° DE AGOSTO jogou sob protesto as duas partidas com o NAMUNGO. Enquanto não houve uma decisão da CAF, manteve-se em aberto a possibilidade de defrontarmos o RAJA CASABLANCA, na passada 4F, dia 10/03/2021, para a jornada inaugural da fase de grupos da CAF CC. Logicamente, por esta razão e acautelando um conflito de datas, a CAF não poderia programar qualquer jogo do D'AGOSTO para esse dia... A decisão da CAF foi conhecida apenas no final de semana, sem tempo útil para a marcação de qualquer dos jogos em atraso. Linear...

 

No espaço de 24 dias (17/03/2021 a 10/04/2021), o D'AGOSTO vai disputar os 8 jogos em atraso, à média de 1 jogo de três em três dias. Como pode alguém pensar que o clube teria evitado realizar esses jogos nas datas originalmente previstas, submetendo-se a esta inoportuna sobrecarga competitiva? Haja paciência...

 

Os dados acima descritos são irrefutáveis e estão ao alcance de quem fizer uma investigação objectiva e criteriosa. Porém, a ânsia de criticar e denegrir o D'AGOSTO impede certas pessoas de honrarem a obrigação de informar e comentar com isenção e rigor. 

 

Asseguramos que esses ataques gratuitos só nos fortalecem e reforçam a coesão e determinação do grupo de trabalho, que está inteiramente focado na realização dos objectivos traçados para o presente GIRABOLA. 

 

A mentalidade da nossa equipa é disputar "JOGO A JOGO", respeitando todos os adversários mas sempre com o firme propósito de conquistar os três pontos. Quem joga no D'AGOSTO sabe que tem de lutar do primeiro ao último minuto e dar o melhor de si em cada partida... Quem enverga a camisola do Glorioso rubro-negro sabe que é preciso sangue, suor e lágrimas para atingir a desejada glória e inscrever o seu nome na galeria dos eleitos da nação agostina. 

 

Será com esse espírito que vamos enfrentar o FERROVIA, este domingo, no Huambo, a contar para a 15.ª e última jornada da primeira volta do GIRABOLA. O conjunto treinado por Agostinho Tramagal, experiente e sagaz técnico angolano, que ocupa o 6.° lugar da tabela classificativa, com 19 PTS, fruto de 5V 4E 5D / 10GM - 19GS, atravessa uma fase menos produtiva (1V 1E 3D / 1GM - 9GS, nas últimas cinco jornadas) mas continua invicta no seu terreno (7JGS / 5V 2E / 7GM - 1GS), indicador muito claro das dificuldades a enfrentar pelo D'AGOSTO num campo com um piso irregular. O denominador comum das equipas orientadas por Agostinho Tramagal consiste na forma aguerrida, tenaz e pressionante como discutem cada lance e lutam pelo melhor resultado possível. Espera-se um FERROVIA a optar por um bloco baixo,  linhas muito próximas, encurtamento de espaços, bloqueio do jogo interior do D'AGOSTO e aproveitamento de todas as oportunidades para sair em contra-ataque ou ataque rápido. 

 

Os nossos jogadores estão avisados para a provável estratégia do adversário, sem esquecer que na época 2019/2020 concedemos uma inesperada igualdade (1-1) nos Kurikutelas. A receita para a vitória, como em todos os jogos, passa pela máxima concentração e atitude competitiva, rigor táctico, assumindo a iniciativa desde o apito inicial, com o necessário equilíbrio entre os diversos sectores e mais eficácia na finalização. 

 

O caminho é longo e a estrada cheia de obstáculos e armadilhas... A maratona de jogos em atraso vai colocar inúmeras desafios à capacidade individual e colectiva do D'AGOSTO, que tem um único pensamento: VENCER! Nesta fase, mais do que jogar bem e bonito, o fundamental é COMPETIR bem e ganhar... 

Há tardes menos positivas, em que se pode perder ou, no mínimo, não ganhar. A diferença reside nas equipas que mesmo nesses dias menos bons não perdem, nem empatam: GANHAM! É isso que os sócios, adeptos e simpatizantes do 1.° DE AGOSTO esperam e exigem aos nossos futebolistas, com a certeza que podem contar com o seu apoio permanente, incondicional e apaixonado. 

 

D'AGOSTO FORÇA

D'AGOSTO SEMPRE

 

Avalie este item
(3 votos)
Última modificação em Sexta, 12 Março 2021 23:55