Setembro 21, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

Basquetebol/Andebol: Marinha é importante nas manobras do 1º de Agosto Destaque

By Gilberto Figueira Fevereiro 23, 2015 1824

T08A2373

                     3 de Fevereiro de 2015                                                                        Foto: Waldemar dos Santos

Equipa satélite (Marinha) com bom desempenho nas diversas competições quer no andebol ou no basquetebol.

Equipas satélites são normalmente clubes ou equipas patrocinadas por outros clubes de maneiras que os clubes patrocinadores possam meter a disposição destes, os seus atletas menos utilizados quando encontram-se ainda em período contratual ou em período de rendimento próspero, de maneiras a adquirirem mais rodagem e aumentarem os seus níveis competitivos.

No 1º de Agosto as modalidades de Andebol e Basquetebol têm como equipa satélite a Marinha de Guerra, aonde militam muitos dos atletas que ainda não conquistaram o seu espaço nas equipas principais.

Deste jeito é importante realçar que o Grupo desportivo da Marinha de Guerra tem sido um pilar importante nas manobras do 1ºde Agosto nestas duas modalidades que competem nos campeonatos internos em seniores.

Antes dos treinadores fazerem qualquer contratação de atletas a primeira visão passa pela Marinha de Guerra, os treinadores destas equipas têm o contacto directo com os técnicos das nossas equipas principais de formas a transmitirem aos jogadores o mesmo sistema de jogo para estes não encontrarem dificuldades caso forem chamados a representarem as nossas equipas principais.

De realçar que este sistema de equipas satélites funcionam em vários países do mundo, para esta matéria trazemos o exemplo do regulamento da Federação Portuguesa de Futebol, que no seu artigo 7º oferece-nos alguns exemplos dos direitos e deveres de uma equipa satélite:

Artigo 7.º

Regime de patrocínio

1. Os Clubes Satélite não podem ter a mesma denominação dos Clubes patrocinadores. 2. Os Clubes Satélite apenas podem ser patrocinados por um Clube, e não podem patrocinar outros Clubes.

3. A situação desportiva dos Clubes Satélite subordinar-se-á sempre à do Clube Patrocinador, podendo subir e descer de divisão caso o seu desempenho desportivo assim o determine, não podendo, no entanto, coincidir na mesma divisão.

4. Os Clubes Patrocinadores e Patrocinados podem participar na Taça de Portugal, devendo ser tomadas medidas nos sorteios, de modo a evitar o seu emparelhamento numa eliminatória, enquanto tal for possível.

5. Em caso de descida de divisão do Clube Patrocinador à divisão do Clube Satélite, este descerá automaticamente para a divisão imediatamente inferior, independentemente da classificação desportiva obtida na época desportiva em causa.

 6. Nos casos em que o Clube Satélite tenha adquirido o direito de ascender à divisão do Clube Patrocinador, apurar-se-á, para efeitos de subida, o Clube imediatamente melhor classificado.

7. Caso um Clube Satélite tenha adquirido o direito de ascender a uma divisão da qual tenha sido na mesma época desportiva despromovido o Clube patrocinador, as mudanças de divisão manter-se- ão, cessando o acordo de patrocínio celebrado entre ambos, independentemente de se encontrar ou não cumprido o período mínimo de duas épocas desportivas referido na alínea a) do artigo 4.º.

Fonte: Comunicado oficial da FPF

Nº 10

Data: 2013.07.08

 

 

Obrigado por visitar a nossa página e aumentar os seus conhecimentos.

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Segunda, 23 Fevereiro 2015 17:29