A cerimónia de homenagem referente ao encerramento da carreira desportiva de Sónia Guadalupe como atleta de basquetebol feminino decorreu ontem (06.06.18) no intervalo do jogo da final dos Play-offs em masculino, no pavilhão Victorino Cunha.
Sónia Sebastião Guadalupe Ndoniema, nasceu a 15 de Setembro de 1985, começou a praticar basquetebol aos 10 anos de idade, no Team Elite, clube que mais tarde ganhou a denominação de Visa.
Aos 12 anos entrou para o 1º de Agosto, clube onde fez a sua formação desportiva obtendo valores agregados que a permitiram trilhar com mérito no circuito desportivo nacional.
Com 1.88m de altura, pesando 74kg e actuando na posição extremo, enquanto activa Sónia Guadalupe foi uma das melhores extremo-base de Angola. Representou as cores rubro e negro até ao ano de 2010, altura em que fez uma curta passagem pelo Interclube de Luanda, regressando ao 1º de Agosto em 2013.
Nos escalões de formação conquistou os títulos dos campeonatos nacionais em cada categoria. Já na equipa sénior, conquistou treze campeonatos nacionais pelo 1º de Agosto, onze supertaças, dez taças de Angola. À nível de continente: cinco taças de clubes africanos, dos quais três pelo 1º de Agosto (2006, 2015, 2017) e as restantes pelo Interclube (2011 e 2013).
Ao serviço da Selecção Nacional, onde actuou desde 2004, para o gáudio dos prosélitos do basquetebol angolano, e não só, venceu dois campeonatos africanos, em 2011, em Bamako, Mali, e em 2013, na capital moçambicana, Maputo. Ainda se fez presente nos grandes palcos da competição na modalidade, nas Olimpíadas de Verão de 2012 e no Mundial de 2014.
Na sua carreira, chegou a efectuar 33 pontos contra o Desportivo da Huíla em 2009, tornando-se assim o seu maior histórico como cestinha.
Actualmente com 32 anos, Sónia Guadalupe é licenciada em Gestão de Recursos Humanos, e pretende agora entrar numa nova fase da sua vida, motivo ao qual sentiu a necessidade de afastar-se das quadras do basquetebol, dizendo adeus a família agostina.
Sónia é casada com Edson Ndoniema atleta da equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto e mãe de uma menina de nome Edna Raquel e encontra-se em estado de gestação.
O Basquetebol em geral e o Clube Desportivo de 1º de Agosto em particular agradecem a sua contribuição ao basquetebol feminino ontem, hoje, e amanhã.
Bem-haja, Sónia.