Novembro 01, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

D' Agosto afigura – se como o maior papão nos 88 anos do basquetebol em Angola

18 De Maio foi o dia Nacional do Basquetebol. A data foi instituída em alusão a primeira partida da modalidade realizada no nosso país, em 1930, entre o Sporting de Luanda e o Associação Académica que terminou com o triunfo dos leões da capital por 8-5. O jogo visou saudar o 10° aniversário da formação leonina. 
Desde esta data, vários torneios passaram a ser realizados, mas o campeonato nacional somente começou a ser disputado em 1989.

Em 39 edições, o D' Agosto conquistou 18 títulos, contra 12 do arquirrival.Na Taça de Angola, o conjunto rubro – negro também domina, soma 14 troféus conquistados em 34 edições, vindo a seguir o Petro de Luanda com 12.
O dominio militar afigura – se ainda maior, na supertaça, Wladimiro Romero com 12 canecos, contra apenas 5 dos tricolores.
Em África , o 1° de Agosto também manda e comanda, sendo a mais titulada do continente com 8 troféus da Liga dos Clubes Campeões.
Em femininos, regista – se um maior equilíbrio nas disputas com o Interclube, as agostinas conservam 12 títulos , apenas mais um que as polícias. Na Taça de Angola, o histórico de conquista está em 7 trofeus para cada equipa.
No continente, o 1° de Agosto entra no quadro de conquistas da Liga dos Campeões com 2 títulos, é superado pelo Interclube, o mais titulado do continente com 4 troféus .
Os melhores jogadores angolanos de todos os tempos são agostinos, Jean Jacques da Conceição e Nacissela Maurício.

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Domingo, 20 Mai 2018 22:59