Ter presença digital, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não se limita a simplesmente marcar território nas redes sociais e nos demais canais online. É mais do que isso. É fazer um bom uso dessas ferramentas, de modo que o Clube ou empresa conquiste a relevância necessária para se tornar confiável para o seu público.
A presença digital é parte fundamental para a construção da marca. É preciso tê-la no plano de marketing e zelar pela sua regularidade. Assim, o Clube estreita a relação com seus consumidores, ganha a confiança dessas pessoas e fortalece o seu nome no mercado.
Há 4 partes nesse processo de construção da marca que devem ser seguidas à risca por quem quer fazer valer essa presença digital.
1. Conteúdo
A confiança digital do seu público é conquistada, principalmente, com um conteúdo de qualidade e com a regularidade deles.
2. Relacionamento
Partindo do princípio de que o conteúdo é que tem o poder de fisgar os consumidores, a etapa seguinte é aquela em que é feito de tudo para mantê-los interessados na marca.
3. Plataforma “user-friendly”
Dar aos consumidores uma óptima experiência online. Criar uma plataforma prática, funcional, mas sem jamais esquecer que quem irá navegar por ela são pessoas, não máquinas.
4. Posicionamento
Para ter um posicionamento relevante na internet é preciso ser coerente. Adoptar uma linha de comunicação comum a todos os canais digitais.
O Clube 1º de Agosto está a trilhar o caminho dos grandes clubes de África a exemplo do Al Ahly do Egipto. Recentemente a página oficial do Facebook atingiu a cifra de 402 mil seguidores, liderando as páginas de clubes nacionais com mais 321 mil que o arqui-rival com 81 mil.
Estando agora entre as 4 melhores equipas do continente africano, é nossa obrigação elevar a presença digital conquistando adeptos dentro e fora de Angola, de realçar o crescimento de seguidores de Moçambique actualmente em 16 mil sendo que a marca 1º de Agosto passou de local a internacional, mas contudo é nossa missão elevar a mesma a categoria global.
Ve no fim da página os anexos o ranking de clubes com maior presença digital a nível de África