Várias são as crianças que tem como referencia o 1º de agosto no que tange a formação e a prática desportiva do basquetebol. Com mais de centenas crianças, o Primeiro de Agosto tem recebido a cada ano novos candegues que aspiram ser atletas de basquetebol profissional. Os rapazes nutrem desde cedo o ensejo de conquista face a posição optmista que o treinadores impõe a quando das secções de treino.
Para Mário Abílio, treinador dos escalões de iniciados, “o 1º de Agosto é uma agremiação desportiva que anualmente recebe várias crianças no principio de cada época no sentido de fazerem testes de aptidão. Há vários meninos que querem ser atletas de basquetebol, mas nem todos têm a condição física para a prática, por vezes as debilidades físicas impossibilita de certa forma a vida desportiva dos mesmos”
Centenas de crianças, todas em busca do tao sonhado futuro no basquetebol rubro-negro, treinam diariamente divididos em grupos e períodos. No comando de Miguel Lutonda, o mais pequeninos fazem do treinador um modelo de inspiração tendo em conta o seu percurso invejável no clube militar. “quando eu crescer quero ser como o coach Lutonda” disse o pequeno Milton. Jogador que esta no escalão de iniciados.