Novembro 01, 2024

Entre na sua conta

Nome utilizador *
Senha *
Lembrar-se

Criar uma conta

Os campos com asteristico (*) são obrigadórios.
Nome *
Nome utilizador *
Senha *
Verificar Senha *
Email *
Verificar email *
Captcha *
Reload Captcha

Conheça o judoca campeão Nayr Garcia

 

Foi aos 10 anos de idade que Nayr Garcia tomou o primeiro contacto com o judo, nas ruas do bairro Popular, zona onde residia na altura. As técnicas usadas pelos atletas, a execução de quedas e golpes, despertou a sua curiosidade, e essa foi na verdade a motivação mais do que suficiente para que começasse a praticar o esporte. Na escola de judo do Kilamba-Kiaxi, deu os primeiros passos, algum tempo depois mudou-se para a escola da Terra-nova, e foi justamente nesta segunda, que começou a denotar maior interesse, e melhores resultados que o possibilitaram integrar alguns campeonatos, e treinar com a selecção nacional.

“ O meu interesse pelo judo surgiu aos 10 anos de idade. Passava  pela rua e vi uma competição, e tive curiosidade de saber mais sobre a modalidade.  Comecei a praticar na escola de judo Kilamba-kiaxi, depois fui para  a escola da Terra nova onde passei a ter bons resultados. Assim comecei a participar nos campeonatos, na altura a selecção também treinava naquela escola, e tive a oportunidade de competir com grandes lutadores nacionais. Conheci os melhores atletas de Angola naquele momento, e em 2009 fui convocado para treinar na selecção nacional para os jogos da lusofonia”, recordou o atleta, que por questões financeiras não pode fazer parte da prova.

Não ter feito parte da equipa que representou Angola nos jogos da lusofonia em função de dar lugar á atletas mais experientes, teve um gosto amargo para o judoca, mas nunca foi motivo de esmorecimento, pelo contrário , como afirma o atleta, as dificuldades sempre foram um combustível a mais para correr atrás dos seus objectivos, que pelos vistos têm sido bem conseguidos uma vez que aos 26 anos de idade, o judoca que hoje aufere a categoria de 60 kg já conquistou muitos títulos provinciais, nacionais e lugares cimeiros em competições fora de portas.

“ Nada me pôs para baixo, sabia quais eram os meus objectivos e lutei por eles. Continuei a treinar e no ano a seguir venci os campeonatos provincial e nacional. Em 2010 fui para o meu primeiro campeonato africano nos Camarões, e hoje já somo 4 campeonatos africanos e dois pan-africanos. Conquistei 3 medalhas de bronze em campeonatos africanos, agora estou a procura da minha medalha de ouro”, objectivou Nayr Garcia, ambicionando alçar voos cada vez mais longos, e subir ao pódio das mais variadas competições que fizer parte daqui por diante, a começar já pelo campeonato africano, que teve inicio hoje, e decorrerá até ao dia 15 do corrente mês, na Tunísia e aonde o judoca compete em representação da selecção angolana da modalidade.

“ Estar no pódio é o meu maior objectivo para este campeonato, e estou focado nisso. Além dos treinos colectivos, faço meus treinos individuais, e estudo as técnicas e tácticas do adversário. sigo-os via internet como forma de saber quais os seus pontos fortes e fracos. Vou dar tudo de mim para trazer á Angola excelentes resultados, até porque procuro pontuação para os jogos olímpicos de 2020. É meu sonho trazer para o nosso país a primeira medalha olímpica”, detalhou o lutador.

Na agremiação rubro-negra desde 2015, Nayr Garcia aponta o papel preponderante do conjunto militar no seu crescimento pessoal e desportivo, bem como, para o crescimento da modalidade em Angola.

“ O 1º d´agosto é um grande impulsionador do Judo, e tem sabido apoiar e incentivar o desenvolvimento intelectual e desportivo dos seus atletas, razão pela qual está na liderança dos indicados para o campeonato africano na modalidade de judo, seja em masculinos, como feminino. Neste momento somos o clube com maior atletas na selecção. E é com muito gosto que estamos aqui para dar títulos ao clube e a selecção nacional”, rematou o judoca, que no ano passado esteve com alguns campeões olímpicos, no centro de alto rendimento da Hungria onde se destacou e foi o capitão do centro.

 

 Ao nosso atleta, e á toda equipa da selecção nacional de judo, desejamos boa sorte!

 

 D´AGOSTO FORÇA!

 D´AGOSTO SEMPRE!

 

Palmarés Nayr Garcia

 

 

2006- Campeão Provincial juvenis

2006- Campeão Nacional juvenis

2007- Campeão Provincial juvenis

2007- Campeão Nacional juvenis

2007- Campeão provincial júnior

2007- Campeão Nacional júnior

2008- Campeão Provincial júnior

2008- Campeão Nacional júnior

2009- Campeão Provincial júnior

2009- Campeão Nacional júnior

2010- Campeão Provincial júnior

2010- Campeão Nacional júnior

2011- Medalha de bronze no campeonato africano júnior em Madagáscar

2011- Medalha de bronze no Pan-africano em Moçambique

2013- Medalha de ouro no campeonato da Ucrânia

2013- Melhor atleta do campeonato da Ucrânia

2015- Campeão Provincial

2015- Vice-campeão Nacional

2015- Medalha de prata no Zonal da zona 6

2015- Medalha de bronze no Pan-africano no Congo Brazzaville

2015- Duas medalhas de bronze no Open internacional de África

2017- Campeão Provincial

2017- Campeão Nacional.

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sexta, 13 Abril 2018 13:53