Com 18 anos de casa, o camisola 9 da equipa principal e da seleção nacional, Adilson Maneco, é o jogador mais antigo do andebol masculino rubro-negro.
"18 anos, uma vida... Digo sempre que o 1.°de Agosto é mais que um clube desportivo, para mim significa educação e formação.
Educação porque ensinou-me a ser este homem humilde e disciplinado, ensinou-me que temos de lutar para obtermos aquilo que desejamos e que as coisas um dia vão melhorar, ensinou-me também a ter Fé a acreditar em dias melhores.
Formação porque na sua perspectiva, antes de seres um bom jogador deves ser um bom aluno... é um clube desportivo que antes de mais preocupa-se com a formação acadêmica do atleta e por isso é uma agremiação diferente"
Afirma o jovem jogador quando questionado sobre o que significa o D'AGOSTO na sua vida.
Adilson é um produto da formação do Clube, tendo iniciado a sua carreira desportiva com os treinadores Silas Silvestre (em memória), Benjamim e José Teodoro "Maninho", em Agosto de 2004 , no Miramar (Gama) recinto que até hoje alberga a modalidade na classe masculina.
Durante o seu percurso nos escalões de formação, o ponta direita conquistou vários títulos. Ao longo do tempo, com o seu empenho e dedicação despertou um olhar mais atento dos seus treinadores. Com 15 anos de idade foi chamado a treinar com o plantel sénior e ao completar 16 anos assinou o primeiro contrato profissional, fazendo assim dupla categoria (Júnior/Sénior)
Ao atingir o escalão sénior e apesar de ter a concorrência de atletas com mais experiência na sua posição, não se inibiu e, pelo contrário , bebeu dos ensinamentos dos mais velhos e conseguiu conquistar um lugar na equipa e inclusive na seleção nacional.
Adilson Maneco manteve a evolução e crescimento competitivo, conquistando mais títulos e distinções individuais.
Casado, o atleta conta como tem sido conciliar o desporto com a família, uma vez que o desporto ocupa a maior parte do seu tempo:
" Não tenho muitas dificuldades em conciliar trabalho e família uma vez que a minha amada esposa também foi jogadora, vivenciou esta rotina de treinos, jogos e viagens, de nos sentirmos constantemente cansados, e etc... na verdade, a minha dificuldade, principalmente quando viajo, reside no facto de ser um pai muito apaixonado e apegado aos meus filhos mas pouco a pouco eu e os meus bebês vamo-nos acostumando. Já agora deixem-me dizer-vos que o clube formou-me não só como homem e bom profissional, foi também no clube que conheci a minha querida e amada esposa, Irina Maneco, e hoje temos dois filhos lindos (Lorenzo e Zuri).
Adilson Bruno Celestino Maneco, de 29 anos de idade, é natural de Benguela, e finalista do curso superior de Direito.
Confira a baixo o CV desportivo de Adilson Maneco desde os escalões de formação até aos seniores.
- Juvenil 2007 / 2008
Com o Clube:
3 títulos provinciais
2 títulos nacionais
Com a selecção:
1 participação nos jogos da CPLP - Brasil 2008
2 participações no CAN
- Júnior 2009/10/11
Com o Clube:
3 títulos provinciais
3 títulos nacionais
Com a selecção:
1 participação no Mundial
2 participações no CAN
- Sênior
Com o Clube
+ de 11 títulos provinciais
+de 11 títulos nacionais
8 títulos da Taça de Angola
6 títulos da Supertaça
3 participações na Liga dos Clubes Campeões Africanos.
Com a selecção
5 participações no CAN: Argélia 2014, Egipto 2016, Gabão 2018, Tunísia 2020, Egipto 2022
3 participações no Mundial: ( França 2017, Dinamarca 2019, Egipto 2021)
2 participações no PanAfricanos: Congo Brazzaville 2015(2°lugar), Marrocos 2019 (1°lugar).
Distinções individuais
7 presenças no 7 ideal do campeonato nacional.
Melhor jogador em campo do jogo Angola vs Líbia CAN 2020.