O pavilhão Victorino Cunha, no CODENM, foi esteve ao rubro na manhã deste sábado (3 de Agosto), com a partida de basquetebol inebriante protagonizada por antigos atletas da modalidade da bola ao cesto, do 1º de agosto e do interClube de Luanda.
Miguel Lutonda, Mayzer Alexandre, Jean Jacques, Vladmir Ricardino e Bwíla Emanuel completaram o cinco inicial da equipa militar, que teve ainda como suplentes: Joaquim Gomes “Kikas”, Manuel de Sousa “Necas”, e Garcia Domingos.
Ao passo que: Edmundo ventura, Gedião Domingos, Célio Selengue, Garcia Raúl e Cristóvão de Oliveira listaram o cinco da equipa da polícia, que contou ainda com Kim da Mata, Simão Panzo e Joaquim Xavier como suplentes.
Num jogo bastante equilibrado e marcado pela descontração, o Interclube dominou os dois primeiros quartos da partida tendo chegado ao intervalo com a vantagem de seis pontos, 43-37 registava o placar, mas no minuto sete (7), do terceiro quarto o 1º de agosto adiantou-se no marcador por 70-64, e assim começava uma montanha russa de emoções. O último quarto foi literalmente impróprio para cardíacos.
Aos seis (6) minutos do final as equipas chegaram ao empate 75-75 marcava o placar, o mesmo aconteceu aos cinco (5) minutos quando ambas equipas pontuavam 77-77… aos três (3 ) minutos 79-79 … aos um (1) e seis (6) segundos se mantinha a igualdade por 89-89. o jogo foi decidido nos últimos segundos da partida, e o 1º de agosto venceu o InterClube por 91-90.
O encontro que esteve inserido no programa de actividades para as comemorações do quadragésimo segundo aniversário do 1º de agosto, terminou com entrega da taça a equipa militar, atribuição de certificados de participação aos atletas participantes e um almoço de confraternização entre todos.
O “general” Miguel Lutonda, foi o melhor cestinha da partida com 24 pontos, seguido de Edmundo Ventura do InterClube com 16.