Magazine 1º de Agosto, visitou no dia 04 de junho de 2017, a escola de Formação da vela, localizado no bairro da ilha de Luanda, para saber mais sobre o estado da modalidade que combina o desporto e a natureza.

No 1º de Agosto, a modalidade é praticada desde o ano de 2001   até o momento, com instrutores especializados na matéria. A vela é o nome dado ao desporto  que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento.

 O chefe do departamento “Edgar Amaral”, respondeu exclusivamente para o nosso Magazine, algumas questões sobre o estado atual da modalidade no Clube.

Mg : Quando começou  a vela no 1º de Agosto ?
Edgar. A: A Vela no 1º de Agosto surgiu no ano de 2000 , quando a Federação Angola  da Vela fez um convite ao 1º de Agosto para pratica da modalidade.

Mg: Quem pode praticar a modalidade?
Edgar. A: A modalidade pode ser praticada por qualquer indivíduo entre os sete (7) a oitenta (80) anos em ambos os sexos.

Mg: Qual é o maior objetivo do 1º de Agosto na Vela?

Edgar. A: O maior objetivo do Clube, é massificar mais e mais esta modalidade.

Mg: A partir de que idade se pode começar?
Edgar. A:  quanto mais cedo melhor. Mas nós, internamente, adotamos os sete anos como idade ideal de início.

Mg: Quais as dificuldades que um iniciante pode encontrar?

Edgar. A : São quase inexistentes. Quem pratica Vela procura ultrapassar todas as dificuldades que encontra pela frente. A vontade de velejar e o contacto constante com a natureza, com o mar, o sol, o vento, faz com que um iniciante se supere todos os dias.

Mg: Estão abertos para toda a gente, ou há especificações quanto à entrada de novos atletas?
Edgar. A: Qualquer pessoa pode praticar Vela, não existe nenhuma restrição.

Mg: Não há o risco do barco virar? E se isso acontecer o que se deve fazer?

Edgar. A: Eventualmente por alguma manobra mal feita, sim, o barco poderá virar.
Caso aconteça, teremos que nos manter calmos e executar o que aprendemos com o instrutor.

Mg: Quantos atletas tem o Clube  atualmente?
Edgar. A: Atualmente o Clube tem 5 atletas de competição(juvenis), 15 atletas iniciados,

Mg: Quais as provas de maior relevância que o Clube  já participou?
Edgar. A: Na Vela as competições são denominadas regatas. Internamente as regatas de maior importância são os torneios dos clubes, Campeonatos provinciais e Nacionais.

Mg: De que forma a vela ajuda no desenvolvimento da personalidade de uma criança ou adolescente?

Edgar. A: A prática do desporto ou de qualquer atividade física é um fator muito importante para integração de qualquer criança ou adolescente na sociedade. Ela é benéfica para saúde, ajuda a saber respeitar os adversários e os resultados e o espírito de equipa.

Estas foram as questões respondidas pelo chefe do Departamento da Vela, Edgar Amaral. O mesmo apela deixando uma mensagem para Todos interessados em praticar esta atividade:

 “A Vela no Clube Desportivo 1º de Agosto é aberta para todo mundo, é gratuito, apenas os interessados devem  ter experiência em nadar para facilitar o nosso processo. Estamos localizados no bairro da ilha de Luanda, junto ao Centro Médico da Ilha”.