Direcções

O nosso Clube comemora no próximo dia 1 de Agosto 40 anos de existência, com um percurso glorioso de conquistas, sendo hoje em dia - por direito próprio - uma marca de referência tanto a nível desportivo e social no nosso país e no continente. 

Fundado a 1 de Agosto de 1977, demonstrou desde os primeiros anos da sua existência, sinais de grandeza no contexto do desporto Angolano.

Sendo o 1º clube criado pôs-independência nacional, assumiu-se desde então como uma agremiação desportiva com características ecléticas, o que despertou a atenção e o interesse de vários dirigentes, técnicos e atletas de referência.

No futebol, foi a primeira equipa a representar Angola, como seleção nacional nos jogos do SKDA - Comité Desportivo dos Exércitos Amigos, dos países socialistas.

Tendo em conta o contexto político da época, foi tido como antídoto e motivador das nossas tropas na frente de combate.

Na estreia do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, o 1º de Agosto, conquistou logo o seu primeiro troféu nacional, tendo-lhe seguido outros dois títulos, sendo por isso, o primeiro clube angolano a conquistar um tri.

Na sua bela galeria, instalada no atrium da sede, ao Rio Seco-Maianga, estão representados os 10 títulos de campeão nacional de seniores, o último conquistado na época passada. Incluem-se nestas contas, os troféus de cinco vezes vencedor da taça e oito da super taça de Angola.

A nível individual, o clube central das Forças Armadas Angolanas coloca no topo muitos atletas. Como exemplo, a marca até hoje inultrapassável de golos marcados no  campeonato nacional de futebol "actualmente designado Girabola". Carlos Alves fez 29 golos na época de 1981; 36 anos depois, nenhum outro atleta alcançou tal marca.

Outro corolário do forte investimento na formação de futebolistas, é a chamada de atletas à selecção nacional. O 1º de Agosto cede habitualmente mais atletas, em comparação com outros clubes nacionais.

Desde muito cedo, os atletas do clube têm tido a oportunidade de partilhar a experiência de formação com jovens doutros países. A Europa tem sido palco regular de deslocações de futebolistas em formação, no clube.

Podemos por exemplo destacar, entre outros eventos a participação de atletas dos escalões de juvenis e juniores em torneios em Madrid, capital espanhola, organizados pelo Real Madrid, um dos parceiros do 1º de Agosto.

Para o escalão de iniciados, a direcção do clube projectou e desenvolve um programa que inclui a realização anual do torneio “Geração do Futuro”, em que já tomaram parte o Sporting Clube de Portugal e equipas de Cabo Verde. É um torneio muito credibilizado e com visibilidade mediática nacional e internacional.

Um dos exemplos do  ecletismo do clube pode ser aferido pelo facto de desde 2015, ter na sua agenda diária, as equipas de formação de futebol feminino, liderada pela antiga futebolista angolana, Irene Gonçalves.

A imprensa internacional faz referências regulares ao 1º de Agosto. O Jornal Record, de Portugal, numa das suas edições recentes escreve: “ o 1º de Agosto é um clube símbolo do futebol angolano”.

As estrelas do 1º de Agosto são conhecidas em Angola, África e mesmo em outros continentes. Nomes como Ndunguidi Daniel, Carlos Alves, Napoleão Brandão, Lourenço, ângrlo, Capeló, Nsuka, Julião, Ivo Traça, Mascarenhas, Chimalanga, Zeca Lopes, Garcia, Vieira Dias, Barros, Ndisso, Nsilulu, Mendonça e muitos outros permanecem no imaginário de todos quantos tiveram o previlégio de os ver actuar.

Muitos deles trabalham com as crianças e jovens do clube, na construção do futuro de muitos desportistas. O resultado desta transmissão de conhecimento entre gerações tem dado resultados animadores, como os casos de Gelson Dala e Ary Papel que militam actualmente em clubes portugueses, nomeadamente o Sporting de Portugal e Moreirense.