O Xadrez é um jogo fácil de se aprender e de ser jogado. O jogo disputasse num tabuleiro quadrado, com 64 casas, pretas e brancas, e onde cada um dos dois jogadores movimenta 32 peças, 16 brancas e outras negras. 

Trata-se de um jogo fascinante porque para além de concentrar aspetos artísticos, desportivos, e científicos reflete também a personalidade do praticante.

O xadrez não tem origens muito bem determinadas mas acredita-se que terá surgido na zona do mediterrâneo, no Século XV, sendo considerado por quase todos como uma invenção europeia.

É um jogo intelectual, com os moldes de uma guerra psicológica, na opinião dos antigos campeões. O xadrez chegou ao território angolano ainda no tempo da colonização portuguesa, mas depois da independência a Federação Angolana de xadrez (FAX) só se constituiu em 19 de Fevereiro de 1979.

O 1º de Agosto criou a secção de xadrez em 2011, precisamente no dia 1 de Agosto, com a contratação do mestre internacional Erickson Soares, que se sagrou campeão africano de juniores em 2010