O guarda-redes (em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (em qualquer dos vários tipos), entre outros.

A sua função é evitar o golo, evitando que o clube adversário marque pontos. Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos, na maioria dos desportos, de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o golo. Mas essa permissão é restrita a uma área delimitada em torno da trave.

No futebol

O guarda-redes no futebol obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre no gol da sua equipe. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza, e tem um tempo específico para segurar a bola nas mãos de 6 segundos.

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde guarda-redes pôs a mão na bola.

O guarda-redes, em geral, submete-se a um treinamento mais intenso do que o dos outros jogadores - e com um treinador específico -, pois precisa ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os demais, embora muitas vezes careça de outros dotes. Em suma, é um atleta normalmente com caraterísticas muito distintas dos restantes no seio da equipa.

Equipamento

  • Camisa (com cores e formatos diferente do restante da equipe), que pode ter mangas curtas ou compridas
  • Short (ou calção ou calça)
  • Luvas
  • Meias
  • Chuteiras
  • Boné (único jogador permitido a usar no futebol), desde que a partida seja realizada sob forte sol. Em jogos de futebol de salão com quadra coberta não é permitido o uso do boné.
  • Joelheiras (opcional, geralmente usado por guarda-redes de futebol de salão).
  • Cotoveleiras (opcional, geralmente usado por guarda redes de futebol de salão).