O desporto é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.

Para ser desportista tem de haver envolvimento, habilidade e capacidades físicas de desgaste de gorduras. A prática regular da atividade física pode ser um contributo muito importante para a prevenção dos riscos de ordem biológica, psicológica e social. A vida desportistas requer muito esforço para a dinâmica e espirito de atleta para uma boa saúde.

O desporto é valorizado socialmente em homens e mulheres que, proporcionam uma melhoria do seu autoconceito, e aprendizagem de uma modalidade desportiva.

O desporto pode ser algo muito benéfico na vida de qualquer ser humano, ajudando-o na sua educação e na sua formação pessoal. Hoje em dia existe a ideia generalizada de que fazer desporto faz bem à saúde das crianças.

Por isso, são cada vez mais os pais que apostam no desporto como forma de ocupação dos tempos livres dos seus filhos, pois reconhecem que este transmite um conjunto de valores e virtudes. A prática desportiva pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social, sendo estes importantes para o plano harmonioso do desenvolvimento das jovens.