O 1º de Agosto está neste momento a construir o estádio de futebol General António dos Santos França "N'dalu".

Aproveitamos o facto para levar ao conhecimento dos nossos adeptos, sócios e demais amantes do futebol e do desporto, quais os maiores estádios da modalidade no mundo e repectivas lotações em termos de espectadores.

Antes de mais convém referir que, para este assunto consultamos variadas fontes que apresentaram não apenas listas diferentes, como  também classificações diferentes.

Uma busca pela internet irá possivelmente apresentar classificações um pouco diferentes desta. Mas esta lista dá-nos certamente uma ideia bem aproximada da realidade.

A fonte escolhida para esta lista dos 10 maiores estádios de futebol do mundo, foi um artigo publicado no jornal online “The Gardian” em 10 de Dezembro de 2013.

1º. Estádio Rungrado May Day Pyongyang, Coreia do Norte: este é o maior estádio do mundo, e situa-se num dos países mais fechados do mundo; pode acomodar cerca de 150.000 pessoas.

2º. Estádio Salt Lake - Calcutá, Índia: é o segundo maior estádio do mundo com capacidade para 120.000 pessoas.

3º. Estádio Nacional Bukit Jalil - Kuala Lumpur, Malásia: possui uma capacidade máxima de 110.000 pessoas.

4º. Estádio Azteca - Cidade do México, México: capacidade máxima de 105.064.

5º. Camp Nou - Barcelona, Espanha: é o maior estádio da Europa com capacidade para 99.345 pessoas.

6º. Estádio Azadi - Teerão, Irão: tem capacidade de 95.225 pessoas.

7º. Estádio FNB (ou Soccer City) - Joanesburgo, África do Sul: 94.736 espectadores.

8º. Estádio Rose Bowl - Pasadena, Estados Unidos da América: 93.420 pessoas.

9º. Estádio de WembleyLondres, Inglaterra: 90.000 espetadores.

10º. Estádio Gelora Bung KarnoJacarta, Indonésia: os 88.306 espectadores.

* Como curiosidade, acrescentamos ainda que o maior do Brasil, é o estádio Jornalista Mário Filho (mais conhecido como Maracanã), situado no Rio de Janeiro, actualmente com uma capacidade para 73.531 pessoas.

A lotação do Maracanã já foi bem maior, sendo este o estádio que ainda possui o recorde de assistência de um jogo de futebol, o famoso Brasil – Uruguai do Mundial de 1950, uma final dramática onde o Brasil viria a perder em casa a possibilidade de ganhar o título de campeão do mundo de futebol. Nesse jogo estiveram no Maracanã 199.854 adeptos.

Já o maior estádio de futebol de Portugal é o Estádio do Sport Lisboa e Benfica (mais conhecido como Estádio da Luz) com uma lotação de 65.647 pessoas.

O antigo Estádio da Luz, que foi demolido para dar lugar ao actual, chegou a ter uma capacidade para 120.000 pessoas.