T08A0801

Os nossos treinadores e juízes de natação participam neste momento, numa formação denominada “curso para oficias de águas abertas”, organizada pela Federação Angolana de Natação.

 O evento decorre no salão nobre da sede do Clube.

curso é ministrado pela supervisora de águas abertas da Confederação dos Desportos Aquáticos do Brasil, senhora Christiane Fânzeres.

A formadora bordou - entre outros aspectos - as definições sobre a natação em águas abertas, deveres dos oficiais, arbitragem, juízes de partida, cronometragem, direção de segurança, direção Médica, local de competição, prova e largada.

Abordada sobre o conteúdo temático a senhora Christiane Fânzeres disse:  “A natação em águas abertas é definida como qualquer evento de competição realizada em rios, lagos, oceanos, ou canais de agua, excepto para provas de 10 kms. O principal objectivo desta formação é capacitar os árbitros e juízes da modalidade”.

O presidente do conselho de arbitragem da Federação Angolana de Natação, Osvaldo Morais, disse: “esta formação engloba um dos pacote da estratégia que a federação tem para o relançamento das águas abertas aqui no País; é uma disciplina da natação que permitirá o aumento de volume dos atletas e de participantes na modalidade, inclusive, a expandir e massificar o desporto; este curso terá um grande benefício para a entidade que rege a modalidade; referiu ainda que é importante que apoiemos esta iniciativa, visto que também traz benefícios para a vida humana, assim como pode ainda ser usada pela Marinha em operações de salvamento"!